Repertório da cerimônia de casamento, dicas e cuidados

Você já marcou a data do grande dia? Já está planejando o repertório da cerimônia de casamento?

Quando marcamos a data de nosso casamento, uma grande lista de obrigações surge.

Degustações em buffets, reuniões de decoração, figurino da noiva, noivo e padrinhos, foto e filmagem, música da celebração e da festa, entre outros.

E neste caso, o quanto antes nos prepararmos e começarmos a planejar, melhor!

Com relação a música, que é nossa especialidade, trago dicas de como melhor elaborar o repertório da cerimônia de casamento!

Onde você se casará?

Esta é um pergunta importante.

Cerimônia de casamento em igreja e cerimônia de casamento em espaço de evento, são duas coisas bem diferentes.

O casamento que é realizado na igreja por exemplo, está debaixo de normas e demandas litúrgicas.

Sendo assim, o responsável pala música de sua celebração deve estar bastante atualizado e ciente destas normativas (que muitas vezes podem mudar de igreja para igreja) para que não exista a necessidade de uma eventual modificação de repertório, uma vez que a comissão litúrgica da igreja proíba determinada música de ser executada.

Já no casamento realizado em um espaço de evento, existe uma maior liberdade, podendo o repertório ser mais livre em sua construção.

Mas mesmo assim devemos estar atentos, com relação a composição do repertório e algumas variáveis como o perfil do público que participará da cerimônia e a estrutura técnica e geográfica do local.

Fiquem atentos a estes pontos, pois por incrível que pareça, eles podem influir no sucesso do repertório da cerimônia de casamento.

O repertório em si.

É importante que você pense o repertório de sua cerimônia buscando manter uma lógica de estilo musical.

Procure escolher músicas que combinem e que mantenham uma característica do inicio ao fim do casamento.

Se você gosta de musica erudita, busque composições mais clássicas, se gosta de musica popular, busque composições mais contemporâneas.

E caso queira mesclar estes dois estilos, pense em cada um dos momentos e evite criar choques, pois estes choques trarão uma dinâmica musical negativa para sua cerimônia, criando assim uma verdadeira “salada musical”.

Equipe de músicos.

Em um repertório erudito por exemplo, onde as composições são de arranjos complexos, você necessitará de famílias de instrumentos para a composição, naipe de cordas com violino, viola, violoncelo, naipe de metais com trompete, trombone, trompa, sax, naipe de madeiras com clarinete, flautim, fagote e coro de vozes composto por sopranos, meio-sopranos, contraltos, tenores, barítonos e baixos.

Além é claro de piano e percussão, que se encarregarão de toda base harmônica e rítmica.

As estruturas orquestradas como citei acima, podem ser planejadas também com uma quantidade menor de instrumentos, obviamente o resultado sonoro se modificará, mas mesmo assim é possível entregar qualidade em execução.

 

repertório da cerimonia de casamento

Já um repertório popular pode ser executado por uma estrutura orquestral também, mas neste caso específico, pode ainda contar com instrumentos mais populares, como violão, sanfona, guitarra, baixo e bateria, tudo isto com o objetivo de atender a necessidade musical de sua cerimônia, seja ela onde for.

Eu sei que todas estas informações podem confundir num primeiro momento, mas o importante e você se planejar!

Fica a seguinte dica, pense e liste todas as musicas com base em seu roteiro, se for um casamento católico clique aqui e acesse nossa matéria com dicas para o cerimonial de casamento católico, se for um casamento evangélico clique aqui e acesse nossa matéria com dicas para o cerimonial de casamento evangélico.

Após listar suas opções musicais, agende uma reunião conosco, terei imenso prazer em receber o casal em nosso escritório, onde colocarei todo meu know-how e experiência de mercado a sua disposição.

Espero que este conteúdo sobre repertório da cerimônia de casamento tenha sido relevante para você, caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.

Quer sugerir algum tema relacionado ao universo dos casamentos? Nos envie sua sugestão.

Um abraço e até o próximo post!

2018-03-14T11:15:41+00:00

Deixar Um Comentário